Select Page
Angola
Ekevelo
Esperança na resiliência: reforço da segurança alimentar e nutricional das comunidades no município do Virei.
2020-02-01

2022-01-31

Fim

FEC - Fundação Fé e Cooperação

Promotor

699.685,86 €

Orçamento

INFORMAÇÃO

DESCRIÇÃO

Este projeto, subvencionado pelo Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, pretende melhorar a condição de insegurança alimentar e nutricional em que vivem as populações no sul de Angola através de uma abordagem integrada da construção da resiliência com uma forte incidência no desenvolvimento comunitário e na produção agropecuária familiar.

financiadores

parceiros

beneficiários

• 40 Membros dos Grupos de Apoio Multissectoriais às comunidades
  • 150 Agregados familiares (cerca de 2250 pessoas)
  • 15 Membros da Equipa Multissectorial de Resiliência e Segurança Alimentar do município do Virei
  • 70 Técnicos e representantes das instituições públicas municipais e provinciais e de Organizações da Sociedade Civil da província do Namibe

métricas

Objetivos Resultados

Contribuir para que as comunidades afetadas pela seca na província do Namibe sejam mais resilientes, sobretudo no âmbito da segurança alimentar e nutricional

Quatro (4) comunidades no município do Virei afetadas pela seca fortalecem  sua resiliência através do reforço dos meios de subsistência  agropecuários, da melhoria de competências técnicas, e reforçando o trabalho em parceria com as autoridades municipais e provinciais

Indicadores Atividades

% de pessoas da população do município do Virei com maior resiliência à seca

Nº de iniciativas de articulação multiator por parte das autoridades públicas a nível provincial na resposta à seca de acordo com o plano provincial de desenvolvimento

% de agregados familiares beneficiários com aumento na produtividade e diversidade agrícola e pecuária (desagregado por agregados com mulher chefe de família)

Nº de iniciativas realizadas em parceria com as instituições públicas em prol da construção da resiliência comunitária

Atividade de arranque do projeto

Dinamização dos Grupos de Apoio Multissectoriais às Comunidades (GAMC)

Capacitação e acompanhamento dos agro-pastores

Distribuição de insumos, equipamentos e alimentos

Cultivo campos experimentais

Reabilitação e construção de pontos e reservatórios de água

Estudo sobre Conhecimentos, Atitudes, Práticas e Motivações (CAPM) sobre alimentação e nutrição

Campanhas de educação alimentar e nutricional nas escolas e postos de saúde

áreas geográficas

Município do Virei, Província do Namibe, Angola.

contactos

Sílvia Santos