Select Page
Culturas de Cobertura para Adubação Verde (CCAV)
Este é um projeto promovido pela Caritas Portuguesa em parceria com a Caritas de Angola e FEC - Fé e Cooperação, com financiamento Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que tem como objetivo a melhoria da qualidade, eficácia e eficiência na resposta a dar pela Caritas de Angola às populações mais vulneráveis da sociedade angolana.
2019-07-01

Início

2020-09-30

Fim

Caritas Moçambicana

Promotor

7.344.309,00 MZN €

Orçamento

INFORMAÇÃO

DESCRIÇÃO

Mais de 80% da população de Moçambique depende da agricultura para a sua subsistência, mas os pequenos agricultores enfrentam uma degradação severa dos recursos naturais, alta vulnerabilidade às alterações climáticas e baixa produtividade agrícola, sendo estes os principais problemas identificadas nas zonas de intervenção do projecto CCAV (distrito de Chokwe).  Um estudo concluiu que a única forma viável de reverter o processo de degradação do solo é plantando adubo verde / plantas de cobertura (gm / ccs) directamente nos campos dos agricultores onde eles possam, sem custo de transporte restaurar a fertilidade do solo.

financiadores

Catholic Relief Services (CRS)

parceiros

Catholic Relief Services (CRS)

beneficiários

A Caritas Regional Chokwé (CRC) é responsável pela execução directa das actividades nas 4 comunidades seleccionadas (Tlawene, Malau, Djodjo e Chiaquelane).

métricas

áreas geográficas

A área de Chokwe, como grande parte de Moçambique sofre de uma situação muito severa de seca extrema causada em grande parte pela degradação de seus solos a ponto de, excepto nos solos mais arenosos, a  infiltração da água da chuva ter diminuido de cerca de 60% de há 40 anos para os actuais 10 a 20%. Como  resultado, de acordo com os agricultores locais, a área sofreu uma seca severa nos últimos quatro anos. O desaparecimento da fertilidade do solo combinado com a frequente seca reduziu rendimentos médios de grãos básicos para menos de 400 kg / ha, cerca de 1/3 da média oficial para pequenos agricultores em toda a África.

contactos


Santos Pedro Gotine
santosgotine@yahoo.co.uk

Costa Maite
costa.caritasmoz@gmail.com